sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Hermenêutica Bíblica


L. ALONSO SCHÖKEL. Hermeneutica de la Palabra: hermeneutica biblica.
Vol I. Madrid: Cristiandad, 1986, 203-215.

A modo de resumo 

O autor propõe a pergunta: é difícil ler a Bíblia? Tempos atrás isso era constatado porque não haviam edições disponíveis e poucos eram os que liam. Um grupo seleto. Mesmo a tradução do s. XVI era proibida por ser protestante. Alguns conheciam retalhos (breviários), outros conheciam a Bíblia, embora não a liam. Alguns caminhos, no entanto, foram facilitando a leitura.

Outra pergunta: por que não escutá-la? Talvez seja mais fácil. A liturgia optou pela forma oral: um lê, a comunidade escuta. E se imaginarmos outros canais da realidade? A dificuldade mais radical consiste em aceitar a Bíblia como fato natural: válido para crentes e não crentes. O sentido religioso é pressuposto como confessional e/ou piedoso. Concepção pouco encarnacionista, estreitamente sacral. Tende a fazer a Bíblia inacessível. Se fosse aceita como outro livro da cultura não seria tão difícil escutá-la. E a maioria dos textos bíblicos que foram compostos para a recitação oral? Será mais fácil escutar a Bíblia se se conta com boas traduções e bons leitores.

É fácil escutar a Bíblia? Atualmente, não! Então volta-se à primeira pergunta: é difícil ler a Bíblia?

Não é difícil ler, difícil é saber ler! Deixar de ser analfabeto não é saber ler. O autor propõe que se poderia medir a capacidade de ler pela capacidade de lentidão na leitura, de repetição, de ficar a sós com o texto e consigo mesmo. É maneira diferente de ler: não por distração, por curiosidade e informação, por utilidade. O leitor que pratica a arte de ler desfruta sem evadir-se, se enriquece espiritualmente, compreende realidades valiosas sem desdenhar a informação. Neste sentido, ler assim é muito mais útil e distraído que a leitura utilitária.

Um slogan se repete: “a Bíblia pertence a outra cultura”. Às vezes até apelidada de “primitiva”. Até mesmo exegetas corroboram estas afirmações. Qualquer obra importante requer tempo e esforço para abrir-se ao leitor, sob pena de cair só na pele da narrativa. A Bíblia está escrita à imagem e semelhança do homem: amassada com o barro da experiência humana; com o espírito da vida insuflado nela! Encerra e guarda um paraíso onde Deus passeia. Exilada, sofre a condenação à morte injusta. Quando pronuncia sua última palavra, “entrega seu espírito”. Não é difícil ler, difícil é saber ler. É preciso se re-educar na arte de ler.

Um dos obstáculos nesta arte é a pressa. Ela impede o ritmo justo, impede de re-ler. Na música isso é claro: não se toca rapidamente um canção que é lenta só para acabar [mais] rápido.

É preciso re-ler os versos, repeti-los. Que a palavra bíblica seja para nós como um sonho: nos fecha os olhos e nos abre a fantasia. Como a partida de futebol narrada no rádio. Como a criança que pinta por sua conta um quadro que apenas lê no livro.


REFERÊNCIAS

GABEL, J.B. - WHEELER, C.B. A Bíblia como Literatura. São Paulo: Loyola, 1993.

SIMIAN-YOFRE, H. (Org.). Metodologia do Antigo Testamento. São Paulo: Loyola, 2000.

VV. AA. Hermenêutica e Exegese a Propósito da Carta a Filêmon. RIBLA n.28. Petrópolis: Vozes, 1998.

TOSAUS ABADÍA, J. P. A Bíblia Como Literatura. Petrópolis: Vozes, 2000.


3 comentários:

Emilio Amorim disse...

Parabéns! A qualidade dos textos continua impecável!

Anônimo disse...

ESSE TEXTO E' IMPORTANTE PORQUE PODE RESPONDER PORQUE OS HOMENS DEFENDEM UMA TEOLOGIA FRACA, UTILIZANDO UM LIVRO SAGRADO COMO A BIBLIA.

UNS IGNORAM, QUE MAIS ANTIGO QUE MOISES, EXISTIRAM TEXTOS QUE RETRATAVAM A CRIACAO.
O JARDIM DE ZEUS, O MAL QUE E' A MULHER... ? EXEMPLOS

OUTROS USAM A TRINDADE, FORTALECENDO O PONTO FRACO DE UMA DOUTRINA CONSERVADORA E DECADENTE.
INSINUDANDO QUE DEUS, SERIA UM VELHO CARECA DE CABELOS BRANCOS.

TALVEZ ENTENDA, PORQUE ENQUANTO ESTUDANTES DE TEOLOGIA PREOCUPADOS COM NOTAS, PERDEM A OPORTUNIDADE DE PENSAMENTOS QUE PODERIAM ESCLARECER OU AJUDAR OS DESESPERADOS.

ME LEMBREI DO PROGRAMA DO SERGIO MALANDRO.
"A PORTA DOS DESESPERADOS"

LAMENTO QUE ALGUNS ESTUDANTES DE TEOLGOIA SE RECUSAM A LER ORIGENES. ( POR EXEMPLO )

LAMENTO MAIS AINDA, OS QUE UTILIZAM OS TEXTOS BIBLICOS,PROCURANDO A CHAVE DA PORTA DOS DESESPERADOS.
DESESPERADOS POR DINHEIRO, SUCESSO,
SAUDE E GLORIAS.

'AS VEZES UMA SO' AULA DE HERMENEUTICA OU EXEGESE VALE UM PERIODO INTEIRO.

SERIA MELHOR A REPROVACAO DO QUE A INSISTENCIA NUMA TEOLOGIA FRACA, SEJA UNIVERSAL OU DE PROTESTO.

QUE JESUS CRISTO ILUMINE TODOS OS ESTUDANTES DE TEOLOGIA!

A. ANDRADE disse...

Obrigado pelos comentários. A exegese é, de fato, uma grande possibilidade de se abordar o texto bíblico com alguma segurança evitando temeridades. Cada vez que se lê o texto com cuidado buscando olhar suas linhas com atenção, demontra-se respeito a esta Palavra tão antiga quanto nova! Abraços!