quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Quem era Jesus?

(Texto gentilmente cedido por Xabier Pikaza Ibarrondo) 
Tradução: Altamir Andrade

Judeu de nascimento 

Os israelitas nasciam (e nascem), tendo sua vida pessoal e social vinculada a um contexto onde tradições, profetas e livros antigos marcavam a identidade de cada um e conformavam, de algum modo, sua alma. Atualmente, crescemos, por regra geral, num entorno que não sabe dizer quem somos. Dessa forma, parecemos condenados a buscar uma identidade que nos escapa, correndo o risco de morrer sem ter descoberto o que podíamos ter sido. Jesus, ao contrário, nasceu em um povo e em uma família onde muitos haviam esperado e preparado sua chegada para lhe dizer quem era e como devia se comportar. O conhecimento de seu passado (tradição) foi um elemento essencial de sua experiência. 

 Ele levava escrito, de antemão, seu futuro, mas ao mesmo tempo devia interpretá-lo e concretizá-lo ao longo de sua vida, decifrando sua personalidade. Tudo o que poderia ser se tinha sido anunciado nas promessas de Deus (a escritura); mas tudo devia ser confirmado e concretizado por si mesmo em sua própria história, dedicada ao anúncio do Reino de Deus e ao serviço dos pobres. A partir deste pano de fundo, se entende o que se segue: nasceu e viveu desde as figuras e promessas de Israel (em especial as de Moisés, Elias e David). Era um esperado, um destinado, mas ao mesmo tempo, teve que traçar sua identidade pois havia outros modelos de realização messiânica e política. Foi súdito do império romano, de maneira que sua figura pode e deve comparar-se à de Julio César.

Um comentário:

Alexandre Pitante disse...

Paz,

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.