sábado, 18 de fevereiro de 2012

Tiago

Uma homenagem a um casal de amigos que espera o “seu” Tiago!

Esse nome é um nome bíblico por excelência. Tiago é uma vocalização grega do hebraico Yaqob (Jacó). Este foi o grande patriarca bíblico, irmão mais novo de Esaú e pai de doze filhos e uma filha. Sua descendência deu o nome às doze tribos de Israel (mesmo nome de Jacó, mas que foi mudado para Israel). Um dos seus filhos é José, o famoso José do Egito, responsável pela sobrevivência do povo no momento de necessidade e fome na terra. No Novo Testamento, existem vários Tiagos mencionados. Identificar todos é um trabalho considerável e farei, apenas, algumas alusões aqui (afinal, este é um texto de homenagem e não uma exegese).

Os principais textos são: Marcos 1,19 (aqui é o filho de Zebedeu e irmão de João, chamado por Jesus à beira-mar e, portanto, um de seus discípulos); Mc 3,18 (é o Tiago, filho de Alfeu). Em Mc 6,3 e Gálatas 1,19 (se diz que é irmão do Senhor, informação que carece de aprofundamento). Até aqui, identificamos três Tiagos diferentes. Em Lucas 6,16, Atos 1,13 e Judas 1,1, se diz que Judas (Tadeu) é irmão de Tiago; Gálatas 2,9 coloca Tiago como “coluna da Igreja”.

Este foi um breve recorte para que se pudesse ver o alcance e a importância desse nome. Como disse, um nome bíblico por excelência. Seja benvindo, Tiago!

Um comentário:

Marina disse...

Benvindo Tiago ! Acredito que este é o nome de um menino bem arteiro e sapeca que vem por aí ! Preparem "canelas" e braços, Eustáquio e Fabiana, para correrem atrás e pegarem no colo o Tiago.