quinta-feira, 4 de março de 2010

Coleção dedicada aos novos leitores chega às livrarias



Com o início das aulas, a L&PM Editores lança um novo projeto: a coleção É só o começo. Dessa vez, a editora publicará uma série de livros para dar suporte ao universo de neoleitores, público de leitores em fase inicial, formado principalmente por adultos com pouca experiência de leitura e leitores escolares até a 8ª série.As edições permitem ao leitor menos experiente tomar contato com os clássicos e dar início ao hábito da leitura, já que as histórias infantis não despertam mais o interesse desse público. Cada obra sofreu adapta­ções de vocabulário, de forma a tornar a narrativa mais fluente e acessível. Também foi realizada a contagem de palavras – cada livro tem entre 900 e 2,5 mil vocábulos diferentes, o que garante ao estudante a compreensão das histórias. As ilustrações de Gilmar Fraga, Edgar Vasques e Nelson Jungbluth auxiliam nesta tarefa, indo além da simples representação da cena.


Os volumes possuem notas sobre dados históricos e geográficos inseridas ao longo do texto, que dão suporte ao entendimento da narrativa e enriquecem o conhecimento geral do leitor. Também compõem as edições uma apresentação dos personagens, o resumo da história, uma breve biografia do autor e, ao final, questões para orientar a interpretação da leitura e estimular o debate da história com outras pessoas. Indicações de livros, filmes e sites relacionados ao tema lido fazem com que o aprendiz possa ampliar o estudo, de modo a contextualizar a narrativa de forma mais global. E para auxiliar os professores na uti­lização da coleção em sala de aula, também será disponibilizado um material de apoio.

A coleção chega ao mercado com seis títulos nacionais e três estrangeiros, com adaptações feitas por uma equipe de professores e especialistas em literatura e educação formada especialmente para a iniciativa. Essa equipe realizou leituras críticas e revisões técnicas sob a supervisão do professor Luís Augusto Fischer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As adaptações de É só o começo visam a ser exatamente isso: um começo, um ponto de partida para ha­bilitar os novos leitores a enfrentarem os desafios da leitura, e um estímulo para que a partir desse apren­dizado, eles consigam compreender os textos originais.

Além dos nove títulos, já nas livrarias, a L&PM publicará também na coleção O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, Hamlet, de William Shakespeare, e Frankenstein, de Mary Shelley.


Nenhum comentário: