terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Bíblia é a Palavra de Deus?


É importante discutir sobre esta definição de Bíblia como Palavra de Deus, ou seja, há uma situação de fronteira nessa afirmação. Diríamos que ela não é errada, mas inexata. Significa falar daquilo que é a grandeza da Palavra de Deus e da sua inalcançável posição. Afora o tema da encarnação dessa palavra (que é a realidade cristã), o que fica é exatamente a noção de que não se pode compreender (etimologicamente falando: conter em si, em sua natureza; estar ou ficar incluído; abranger) a Deus e a Sua Palavra. Sobre a Palavra Dele balbuciamos, sobre a sua realidade, desconhecemos. Agostinho avisava, mais ou menos com essas palavras, e faço a citação de memória, “se o compreendemos, Ele não é Deus”.

Isso se liga a uma outra questão muito importante para nós que visitamos a Filosofia e a Teologia e nos deixamos visitar por elas: a tradução. Este é um tema de não poucas páginas e o será ad infinitum. Quando será possível verter para uma língua o que uma palavra significa em outra? Em tese, nunca. Atrás da palavra tem muitas outras coisas. Existem dados culturais e históricos que, para dizermos de um modo raso, tornariam anacrônica a própria palavra traduzida.

2 comentários:

Anônimo disse...

INFELIZMENTE NAO TIVE TEMPO DE MANDAR ARRUMAR O TECLADO.

EU APRENDI, COM MEU PROFESSOR DE INTROD `A HERMENEUTICA QUE A BIBLIA NAO NASCE COM O OBJETIVO QUE TENTAM UTILIZAR, PRINCIPALMENTE, OS DEFENSORES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE.

MAS SEM DUVIDA NENHUMA, AS VEZES NOS DEPARAMOS COM ALGUM PROBLEMA; ENTAO LEIO A BIBLIA E QUANDO LEIO ALGUM VERSICULO, VOCE SE SENTE CONFORTADO. REALMENTE ISSO E' FASCINANTE E MISTERIOSO.

INTERESSANTE, E' O FINAL DO EVANGELHO DE JOAO.

PORQUE MUITOS ESCRITOS, NAO PASSARAM NO CANONE.
E OS OUTROS APOSTOLOS QUE SEGUIRAM JESUS, E FORAM PRA OUTROS LUGARES?

O FINAL DO EVANGELHO DE JOAO AFIRMA
TALVEZ FOSSE UMA CODIGO, PRA DIZER:
- OLHA, TEM MUITO MAIS, NAO E' SO' O QUE TA' AQUI.

INFELIZMENTE, O "JA' TA' RESOLVIDO"
E' MAIS PRATICO, POREM O QUE ME PREOCUPA E' A BIBLIOLATRIA, PORQUE ELA TENDE `A APRISIONAR A OVELHA NO APRISCO, AO CONTRA'RIO DO QUE FEZ JESUS.

JC.

A. ANDRADE disse...

De fato, o texto joanino é uma abertura interessante de possibilidades. Cada vez que lemos a Bíblia temos que ter esta consciência de que A Palavra De Deus está para além de nossas interpretações e aprisionamentos. Abços!